Diariamente converso com pessoas pelo instagram que demonstram interesse em passar por um processo de consultoria.
As motivações são variadas: autoestima, direcionamento profissional, dificuldade em lidar com o guarda-roupa, compra demais...
Mas, o que tenho percebido é que há a vontade, mas existe uma grande barreira, uma grande dificuldade em dar o primeiro passo.
Fiquei refletindo sobre isso, qual motivo de não dar o primeiro passo e algumas coisas vieram a minha mente:
Primeira: falta de dinheiro para investir. Isso é justificável, claro. Apesar de querer, a pessoa pode ter outras prioridades naquele momento.
Segunda coisa e, pra mim, a principal: falta de coragem. É necessário coragem para mudar, para realinhar a rota, para deixar para trás velhos costumes e olhar nossas dificuldades.
Já falei várias vezes no instagram que o processo de consultoria é um mergulho em si mesmo. Pois apesar de falarmos muito de roupa, é a nossa personalidade que é exteriorizada através das nossas escolhas. E já parou pra pensar que todas as nossas experiências determinam quem somos hoje e olhar para isso pode ser muito desafiador?
É desafiador encarar que você não está preparado para vivenciar essa descoberta. "Ah, Cris. Mas é só um processo de consultoria de imagem, não é possível que seja tão difícil".
Muitas pessoas se escondem atrás de suas imagens. Dão desculpas de falta de tempo, de dinheiro e até negam a necessidade de se conhecerem mais, tudo para não ter que enxergar a verdade que é: eu não estou preparada para isso!
Percebi isso, ainda mais, quando lancei um curso num preço bem acessível (ou seja, problema dinheiro resolvido, só que não, rs) e tantas pessoas que me mandavam mensagem dizendo que era "a falta do dinheiro" não se permitiram vivenciar. Então, será que é a falta do dinheiro mesmo ou só o medo?
Medo do conhecimento, uma vez que temos entendimento, não temos como voltar atrás. As desculpas não cabem mais. Não dá mais para falar: "ah, eu não sei me vestir", pois depois do conhecimento você sabe, só vai ser mais difícil encarar que não quer aplicar. Por medo? Preguiça? Insegurança? Os fatores podem ser variados, mas o "não sei", não cola mais. Você já não consegue se enganar e ter que encarar a realidade pode ser bem difícil.
Quero te convidar a não ter medo do conhecimento. Ouse se conhecer. Você não precisa sair aplicando tudo, 24 horas do seu dia, mas é como aprender a dirigir, você começa lento, pensa em cada movimento, treina e daqui a pouco flui. Se você tira a carteira, mas nunca mais pega no volante, não adianta de nada. Nunca irá desenvolver essa habilidade.
O conhecimento nos transforma em pessoas mais preparadas, seguras, responsáveis, autorresponsáveis. Abre um leque de possibilidades e te permite escolher aquilo que mais te agrada. Antes de se conhecer você escolhe aquilo que escolhem pra você. Pense nisso...
Grande Beijo da sua consultora de imagem, Cris Azevedo.